Esfíncter Artificial para Homens com Incontinência Urinária

Para homens com incontinência urinária severa, ou seja, com perdas urinárias contínuas e ou em grande volume a melhor forma de tratamento para melhorar estas perdas podendo deixa-lo inclusive totalmente seco é a colocação de uma torneirinha artificial em sua uretra denominada esfíncter artificial. Desta forma ele poderá abrir esta suposta torneirinha na hora de urinar e fecha-la ao terminar, evitando ou diminuindo sensivelmente suas perdas.

A principal causa de incontinência urinária masculina que pode levar à necessidade de colocação do esfíncter artificial é a Prostatectomia Radical, ou seja, a cirurgia para tratamento do câncer da próstata. No entanto, cirurgias para tratamento de doenças benignas da próstata, traumatismos pélvicos e da uretra, cirurgias locais extensas e algumas doenças neurológicas também podem levar a uma incontinência severa e, portanto a necessidade de se implantar um esfíncter artificial.

 
 

A seguir expomos o esquema da colocação do esfíncter artificial AMS 800:



- Cuff - O cuff envolve a uretra.

- Balão - O balão é implantado ao lado da bexiga.

- Tubos e conexões - Os tubos e conexões que conectam as três partes do esfíncter permitem a movimentação do fluxo entre as partes.

Bomba: A bomba é colocada no escroto e pode ser sentida através da pele. Sua parte inferior é mole e compressível e a parte superior, contendo o botão de desativação é rígida.

- Botão de desativação - Pequeno botão palpável na parte superior (rígida) da bomba.

Como funciona o esfíncter artificial

O cuff, que contém líquido comprime a uretra levemente, de forma a mantê-la fechada e impedir o vazamento de urina. Para urinar, o cuff é esvaziado através da compressão da bomba por 2 a 3 vezes, o que promove a movimentação do líquido do cuff em direção ao balão. Vazio, o cuff descomprime a uretra abrindo-a e permitindo a passagem da urina e você pode urinar tranquilamente. Após alguns minutos, o líquido automaticamente retorna do balão fechando o cuff e a uretra novamente.





1- Quando o cuff está cheio ele fecha a uretra e a urina permanece na bexiga;
2- Após apertar a bomba o cuff se esvazia e se abre, abrindo a uretra e assim a bexiga pode se esvaziar;
3- Após alguns minutos o líquido automaticamente retorna para o cuff que volta a ocluir a uretra.


Uso do esfíncter artificial para urinar

- Palpe a bomba no seu escroto.
- Com uma mão segure suavemente o tubo acima da bomba para mantê-la fixa no escroto.
- Com a outra mão aperte e solte a parte inferior da bomba (mole) por 2 a 3 vezes até que ela fique murcha. Em seguida o cuff se abrirá e e você poderá urinar.




- Aperte e solte a parte mole inferior da bomba algumas vezes para abrir o cuff e urinar.
- Para voltar a reter a urina na bexiga você não precisa fazer nada, pois o líquido retornará automaticamente do balão para o cuff em alguns minutos voltando a manter a uretra fechada. Após ativar o esfíncter algumas vezes, você aprenderá o tempo que o cuff demora para se reencher e fechar novamente a uretra.



O cuff reenche automaticamente.

Botão de desativação do esfíncter artificial:

O esfíncter artificial possui um botão de desativação que permite que o médico desative seu aparelho. Quando este está desativado o cuff fica vazio e você fica incontinente. Seu médico geralmente deixa o esfíncter desativado nas primeiras 6 a 8 semanas após a cirurgia para permitir uma boa cicatrização. Seu médico poderá discutir com você a possibilidade de desativar o esfíncter em circunstâncias específicas.

O que ocorre se você ativar o botão de desativação acidentalmente?

Se você apertar o botão de desativação localizado na parte superior rígida da bomba seu aparelho fica desativado e você poderá ficar incontinente ou obstruído pelo cuff, dependendo se o cuff desativou-se vazio ou cheio. Na eventualidade de ocorrer alguma destas coisas, você perceberá que a bomba está diferente, e poderá facilmente resolver o problema.

Como reativar o esfíncter?

Se a parte inferior macia da bomba estiver mais dura que o habitual:

Com uma mão segure suavemente o tubo acima da bomba para mantê-la fixa no escroto.
Com a outra mão aperte forte e rapidamente a parte inferior da bomba (mole) e depois mais 2 a 3 vezes como você normalmente faz.

Informe rapidamente o seu urologista se sua tentativa de reativação falhar.

O que fazer se a parte mole inferior da bomba não se reenche automaticamente como é normal?

Com uma mão segure suavemente o tubo acima da bomba para mantê-la fixa no escroto.
Com a outra mão aperte as laterais da parte rígida superior da bomba. Faça uma pressão forte e duradoura. Quando a parte mole inferior da bomba se encher completamente de novo, aperte-a forte e rapidamente.

Caso não tenha sucesso na primeira vez, repita novamente todo o procedimento.

Contate seu urologista se sua tentativa de reativação falhar.